14 de out. de 2011

FILME "UMA VIDA ILUMINADA" - Resenha

Uma Vida Iluminada é um filme baseado no romance de Jonathan Safran Foer, que acaba sendo também o mesmo nome do personagem principal interpretado por Elijah Wood. Este filme é um drama com uma pitada de comédia em alguns momentos, passando por momentos de grande nostalgia em certo ponto do filme, quando as histórias e lembranças do passado vêm à tona com as recordações dos personagens.
A história central do filme é basicamente a de um colecionador fanático por coisas que trazem recordações do passado, das qual ele as guarda para assim ter sempre presente algo que o faça lembrar de algum momento, pois em sua concepção, a história será sempre mantida e nunca esquecida.
Este é o perfil do protagonista Jonathan, que parte dos EUA rumo a Ucrânia em busca da mulher que ajudou seu avô durante a 2º guerra. E por essa mulher ter ajudado a continuação de sua geração, este jovem se sente na obrigação de agradecer de alguma forma essa senhora. Assim, Jonathan entra em contato com uma família local que trabalha como guia turístico para judeus que buscam conhecer algo sobre suas origens.
Neste momento que entram no longa os dois personagens que farão o elo de ligação entre Jonathan e o que tanto procura. Alex Perchov e seu avô Sanfran. Alex é um jovem ucraniano que sonha em ser um grande rapper, se vestindo e tendo gestos igual a tal, servindo também como tradutor.  O velho Sanfran, é um velho rabugento que se finge de cego e é acompanhado a todo momento por um cão, que ele chama de cão guia, cujo nome é Sammy Davis Jr..
Juntos esse trio segue em uma viagem em busca de uma cidade na qual o avô de Jonathan teria sido salvo por essa misteriosa mulher. Passando por momentos hilariantes e também outros um tanto conflitantes, seguem dividindo essas novas experiências que muitas vezes marcam um grande choque cultural.
Por questões de sobrevivência, temos que negar a nossa origem. E isso acaba nos tornando pessoas alienadas. Creio que essa seja a grande cartada do filme, que nos faz pensar que a verdadeira história central é a de Jonathan, mas na verdade, essa longa jornada rumo ao passado é a redenção do velho Sanfran por querer esconder sua verdadeira identidade.


Um filme muito interessante, com personagens impares e de grande impacto. Uma trilha sonora regional, que remete tanto a momentos de grande melancolia como também a outros de grande furor. Imagens bem coloridas também fazem parte deste filme do diretor estreante Liev Schreiber, responsável também pelo roteiro da obra. Uma vida Iluminada ganhou o prêmio Lanterna Mágica no festival de Veneza e recebeu o Grande Prêmio do Júri da 29ª Mostra Internacional de Cinema por Melhor Roteiro.

Filme – Uma Vida Iluminada.  Direção de Liev Schreiber. Estrelando: Elijah Wood [Jonathan]; Eugene Hutz [Alex Perchov]; Boris Leskin [Avô de Alex]. Drama. Duração: 106 min. Ano: 2005.



Um comentário: